Topo

Pedido de novo referendo sobre a UE no R.Unido supera 1 milhão de assinaturas

25/06/2016 08h12

(Atualiza com os últimos dados).

Londres, 25 jun (EFE).- Uma petição pública no parlamento britânico para que o Reino Unido realize outro referendo sobre a sua permanência na União Europeia (UE) superou 1 milhão de assinaturas neste sábado.

O pedido, que conta com 1.086.840 de assinaturas, fez com que o site da Câmara dos Comuns entrasse em colapso ontem devido ao grande número de acessos.

O texto, promovido por um cidadão que se identificou como William Oliver Healey, pede aos deputados a "implementação de uma norma na qual, se o voto para a saída ou permanência na UE estiver abaixo de 60%, com uma participação inferior de 75% do eleitorado, outro referendo deveria ser convocado".

Uma mensagem no site oficial afirma que o parlamento considerará agora este pedido para o debate, o que se compromete a fazer com todas as iniciativas populares que reúnam mais de 100 mil assinaturas.

A comissão de pedidos se reunirá na próxima terça-feira, quando poderá decidir se aprova a realização de um debate sobre o assunto.

Do total de eleitores britânicos que compareceram às urnas na quinta-feira, 51,9% votaram pelo rompimento dos laços entre o Reino Unido e a União Europeia, contra 48,1% que queriam continuar no bloco comunitário, em uma consulta que teve 72,1% de participação.

Esse cenário precipitou o anuncio de renúncia do primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, e levou os líderes da União Europeia a pedir ao Reino Unido que inicie o processo de saída do bloco comunitário "o mais rápido possível".