Netanyahu pede ajuda de Ban na recuperação de corpos de soldados em Gaza

Jerusalém, 28 jun (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu nesta terça-feira ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, sua ajuda para a recuperação dos corpos de dois soldados que o movimento islamita Hamas retém em Gaza desde a guerra de 2014, assim como o resgate de dois civis sequestrados.

"O Hamas retém cruelmente os corpos dos nossos soldados e dois de nossos civis. Peço que aproveite seu importante status para fazer com que eles nos devolvam essas pessoas", disse o primeiro-ministro em um pronunciamento ao lado de Ban, com quem se reuniu em Jerusalém no início da tarde (no horário local).

Além dos dois corpos, o Hamas mantém presos em Gaza um palestino-israelense e um judeu de origem etíope com deficiência mental que cruzou a fronteira e não conseguiu voltar.

O primeiro-ministro israelense qualificou o Hamas de "organização terrorista" e afirmou que eles pretendem um "genocídio", já que falaram "abertamente que a intenção é tirar Israel do mapa".

Ban se reuniu com Netanyahu após visitar pela manhã a Faixa palestina de Gaza, onde considerou que o bloqueio que Israel aplica é um "castigo coletivo" que deve acabar.

Em Jerusalém, o secretário-geral considerou que o Oriente Médio precisa de mais diálogo porque "as medidas de segurança por si só não serão suficientes para resolver o conflito".

Ban, para quem a solução passa por "um reconhecimento das aspirações nacionais mútuas", comemorou o acordo anunciado ontem por Israel e Turquia para pôr fim a seis anos de crise diplomática.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos