Topo

Parlamento haitiano não chega à decisão sobre futuro de presidente interino

29/06/2016 11h37

Porto Príncipe, 29 jun (EFE).- O parlamento do Haiti fracassou novamente em sua decisão sobre a permanência ou não no poder do presidente interino do país, Jocelerme Privert, em uma sessão que se prolongou até as 3h da madrugada (5h de Brasília) desta quarta-feira.

A reunião, que começou às 19h locais de terça-feira (21h de Brasília), foi a primeira das três convocações que conseguiu reunir o quórum necessário para votar sobre o tema, após o vencimento no último dia 14 do período para o qual Privert foi eleito.

Após não chegarem a um acordo sobre o futuro do presidente interino, os legisladores suspenderam a sessão sem estipular uma nova data.

No dia 14 de fevereiro deste ano, Privert, então presidente do Senado, foi designado como presidente interino após o fim do mandato de Michel Martelly, já que nenhum sucessor havia sido eleito para o cargo.

Antes de deixar o poder, Martelly e o parlamento assinaram um acordo político que pretendia dar uma saída para a crise eleitoral existente desde a realização do primeiro turno do pleito, em outubro de 2015, e determinava uma segunda rodada de votações, que deveria ter acontecido em dezembro, para o dia 24 de abril, de modo que o poder seria passado para um presidente legítimo em maio.

No entanto, Privert considerou prioritário criar a Comissão de Verificação que analisasse os resultados do primeiro turno, como solicitava a oposição, por considerar que houve fraude durante o processo.

Quando a Comissão concluiu suas investigações, recomendou a anulação das eleições, uma proposta que foi amparada pelo Conselho Eleitoral Provisório (CEP), que convocou um novo pleito para o dia 9 de outubro e, caso haja necessidade, um segundo turno em 8 de janeiro de 2017.