Putin destitui seu homem de confiança no Kremlin

Em Moscou

  • Alexei Nikolsky/Presidential Press Service/AP

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin (dir), escuta ao chefe-de-gabinete, Sergei Ivanov, durante encontro no Kremlin, em Moscou

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin (dir), escuta ao chefe-de-gabinete, Sergei Ivanov, durante encontro no Kremlin, em Moscou

O presidente russo, Vladimir Putin, destituiu nesta sexta-feira (12) o chefe da Administração do Kremlin, Sergei Ivanov, que ostentava esse cargo desde dezembro de 2011.

Ivanov, ex-ministro da Defesa, foi um dos homens de maior confiança de Putin desde que este chegou ao poder em 1999 e inclusive foi um dos candidatos a sucedê-lo na presidência em 2008, segundo informou o Kremlin.

O decreto presidencial nomeia Ivanov representante especial para assuntos de proteção do meio ambiente, ecologia e transporte.

Putin agradeceu Ivanov pelos serviços prestados ao longo de muitos anos em reunião, cujas imagens foram transmitidas pela televisão.

Seu substituto é Anton Vaino, de 44 anos, que até agora exerceu o cargo de número dois da Administração Presidencial, órgão que acumula grandes cotas de poder e que para alguns analistas tem uma maior influência que o próprio governo.

Ao contrário de Ivanov, Vaino não procede dos serviços secretos, mas é um diplomata de formação e de carreira até 2002, ano no qual começou a trabalhar na presidência.

Putin expressou confiança de que o novo chefe da Administração do Kremlin entabule uma relação construtiva com o governo liderado pelo primeiro-ministro, Dmitri Medvedev.

Este é a mudança mais relevante dos últimos anos no Kremlin e ocorre às vésperas das eleições parlamentares de 18 de setembro, nas quais o partido governista, Rússia Unida, procura renovar sua maioria absoluta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos