Obama parabeniza presidente da Colômbia por acordo de paz com as Farc

Washington, 24 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou nesta quarta-feira o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pelo acordo de paz firmado pelo governo do país e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) após quase quatro anos de negociações e mais meio século de conflito armado.

"Os EUA estão orgulhosos de apoiar a Colômbia em sua busca pela paz. Esse dia é um momento decisivo no que será um longo processo para implementar plenamente um acordo de paz justo e durável, que pode promover a segurança e a prosperidade para o povo colombiano", disse Obama a Santos em um ligação telefônica realizada hoje, informou a Casa Branca.

Obama, além disso, se comprometeu a manter a "tradição bipartidária americana" de apoio ao fortalecimento das instituições do país sul-americano, através agora do plano Paz Colômbia, que os EUA fornecerão US$ 450 milhões em 2017.

Por fim, segundo a Casa Branca, os dois presidentes "concordaram em manter uma estreita colaboração para seguir com os esforços conjuntos para combater o crime organizado e o narcotráfico".

O acordo de paz foi assinado hoje em Havana, capital de Cuba, pelos chefes das equipes de negociação das duas partes, Humberto de la Calle, pelo governo, e Luciano Martín Arango, conhecido como "Ivan Márquez", pelas Farc, assim como pelos embaixadores de Cuba e Noruega, países fiadores no processo.

No início de 2015, o governo de Obama nomeou um enviado especial dos EUA para o processo de paz, um cargo assumido pelo diplomata Bernie Aronson, para que o país tivesse um papel mais relevante nas negociações.

Em março deste ano, durante a viagem de Obama a Cuba, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, manteve reuniões históricas com as equipes do governo e das Farc.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos