Topo

Documentos do FBI revelam que Obama usou pseudônimo em e-mails com Hillary

24/09/2016 12h56

Washington, 24 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, usou um pseudônimo em alguns dos e-mails trocados com Hillary Clinton quando a atual candidata democrata à Casa Branca ocupava o cargo de secretária de Estado, segundo novos documentos do FBI divulgados pelo site especializado "Politico".

Essa é uma das poucas revelações contidas no segundo pacote de documentos da investigação do FBI sobre a polêmica do uso de servidores privados de e-mail por Hillary entre 2009 e 2013, quando a candidata ocupava a chefia do Departamento de Estado.

As 189 páginas de documentos divulgadas pelo FBI na sexta-feira incluem entrevista com alguns dos assessores mais próximos de Hillary no governo, como Huma Abedin e Cheryl Mills.

Em abril deste ano, agentes do FBI entrevistaram Abedin e lhe mostraram uma troca de e-mails entre Hillary e Obama, mas a assessora da agora candidata não reconheceu o nome do remetente.

"Informada que o nome do remetente acredita-se ter sido usado como pseudônimo pelo presidente, Adebin exclamou: 'Como é que isso não é confidencial?'", afirma o documento do FBI.

"Abedin expressou surpresa pelo presidente usar um pseudônimo e perguntou se podia ter uma cópia do e-mail", prossegue o documento.

Os republicanos, faltando pouco mais de um mês para as eleições presidenciais de 8 de novembro, seguem pressionando para que o FBI publique mais informações sobre a investigação, que foi finalizada em julho com a conclusão de que Hillary não deveria ser acusada. O órgão, no entanto, afirmou que a ex-primeira-dama foi "extremamente descuidada" no manejo de informações sigilosas.

A campanha de Hillary divulgou comunicado afirmando que os novos documentos mostram porque o Departamento de Justiça acredita não haver base para continuar com o caso.