Topo

Haddad vê chance de ir ao 2º turno: "Em 2012, nenhum dos institutos apostou"

27/09/2016 00h04

São Paulo, 27 set (EFE).- O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que tem confiança nos eleitores para chegar ao segundo turno, apesar dos escândalos envolvendo seu partido, o PT, e o fato de não estar bem posicionado nas pesquisas de intenção de voto.

"Eu não sei calcular quanto vai repercutir. Em 2012, nenhum dos institutos (de pesquisa) apostou que eu iria para o segundo turno. O eleitor tem sua sabedoria, e na hora do voto tem um cálculo mais complexo que o dos analistas (políticos)", disse Haddad em um encontro com correspondentes estrangeiros.

Nesta segunda, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci foi preso em uma nova fase da operação Lava Jato. Além dele, políticos e dirigentes do PT, como o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva estão no centro das investigações de corrupção, uma situação que repercutiu negativamente no desempenho nas pesquisas dos candidatos do partido que tentarão se eleger no próximo domingo.

A mais recente pesquisa de intenção de voto, divulgada pelo Ibope, apontaa João Doria (PSDB) à frente na disputa em São Paulo, com 28%, tecnicamente empatado com o deputado Celso Russomano (PRB), que tem 24%.

A senadora e ex-prefeita Marta Suplicy, uma das fundadoras do PT e que hoje é filiada ao PMDB, aparece em terceiro, com 15%, seguida por Haddad, agora com 12% após subir três pontos percentuais.

Haddad disse que existe "uma onda conservadora" que surgiu depois da reeleição de Lula, em 2006, e se apresentou inclusive em momentos em que a economia do país caminhava bem.

Na disputa para comandar a maior cidade do país, Haddad admitiu que prefere um segundo turno contra Doria, por se tratar de um candidato com visão "privatizadora", diferente da de "espaço público" de sua proposta de reeleição.

Caso seja reeleito, Haddad quer implementar um plano de urbanização nas margens do rio Tietê para permitir que o "mercado imobiliário migre em direção ao centro da cidade" através desse corredor.

"É um projeto muito estimulante", afirmou.