Rússia fecha escritório da Anistia Internacional em Moscou
As autoridades da Rússia fecharam nesta quarta-feira (2) o escritório da Anistia Internacional (AI) em Moscou, sem que os representantes desta organização de direitos humanos saibam o motivo.
"O escritório da Anistia Internacional em Moscou foi lacrado", escreveu Sergei Nikitin, diretor da AI, no Twitter.
Nikitin, que publicou uma foto com o selo da prefeitura na porta do escritório, explicou aos veículos de imprensa locais que a organização aluga o local diretamente com o Estado russo e que sempre realizou todos os pagamentos sem atraso.
Os colaboradores da AI se depararam na manhã de hoje com a porta sem fechadura e perceberam que alguém tinha instalado um alarme para evitar a entrada no local. Além disso, eles relataram que o número de telefone que consta no lacre não responde as suas chamadas.
"Proibido abrir o local sem a presença de um representante do departamento", diz o lacre municipal.
A Anistia Internacional, uma organização que está presente somente nos países que a convidam formalmente, funciona nesse mesmo escritório há 20 anos.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse desconhecer os motivos pelos quais o escritório da AI tinha sido lacrado pela prefeitura de Moscou.
Nikitin não poupou críticas à polêmica lei promulgada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que considera todas as ONGs que recebem financiamento do exterior como "agentes estrangeiros".
Algumas dessas organizações tiveram que renunciar a bolsas de estudos e romper contratos com clientes de outros países, o que limitou em grande medida suas atividades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.