Topo

Trump dissolverá fundação beneficente para evitar conflitos de interesse

24/12/2016 20h13

Miami, 24 dez (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado que dissolverá a fundação beneficente para evitar possíveis conflitos de interesse, após as muitas críticas recebidas pelo republicano por não se desvincular totalmente de seus negócios para assumir o cargo.

Trump disse que quer evitar o surgimento de "qualquer conflito com meu papel como presidente" e acrescentou que buscará outras formas de filantropia que não envolvam a Donald Trump Foundation.

O anúncio foi feito pelo republicano em Palm Beach, na Flórida, onde Trump passará o Natal na companhia de sua família em seu clube particular Mar-a-Lago, ao norte de Miami.

Segundo Trump, que tomará posse no próximo dia 20, a fundação realizou "enormes" obras de caridade ao longos dos anos, contribuindo com "milhões de dólares" para "inumeráveis grupos", incluindo veteranos, agentes da lei e crianças.

A influência dos doadores sobre esse tipo de organização foi uma das principais críticas do agora presidente eleito na campanha. Trump denunciou que a Fundação Clinton foi beneficiada pelo fato de Hillary Clinton ter sido secretária de Estado entre 2009 e 2013.

Trump, porém, lamentou que seu filho Eric tenha decidido suspender as atividades da fundação em seu nome por causa do conflito de interesses provocado pelo cargo do pai na Casa Branca.

O terceiro filho do empresário tinha anunciado nesta semana o fim das atividades da Eric Trump Foundation, que opera desde 2007, após as suspeitas de que os doadores teriam contato direto com o presidente eleito.

O republicano disse hoje que dedicará suas energias à presidência e para resolver os muitos problemas enfrentados pelo país.