Topo

"Ser comandante-em-chefe foi o privilégio da minha vida", diz Obama às tropas

26/12/2016 07h56

Washington, 27 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou no Natal as tropas da base da Marinha no Havaí e disse que ser comandante-em-chefe foi o privilégio de sua vida.

"Embora esta será minha última vez me dirigindo a vocês como presidente, quero que saibam que, como cidadão, minha gratidão se manterá e nosso compromisso para estar junto a vocês em cada passo do caminho não desaparecerá", disse nesta segunda-feira Obama em reunião natalina com as tropas e suas famílias.

Obama tem uma relação especial com essa base da Marinha, já que foi habitualmente sua academia e seu campo de golfe durante as oito férias do Natal presidenciais em seu Havaí natal.

"Quero dizer a todos que servir como vosso comandante-em-chefe foi o privilégio da minha vida", afirmou no domingo perante as tropas.

O presidente teve palavras especiais para os militares destinados no exterior.

A eles disse que, "apesar do peso que é estar desdobrado, as pessoas nos Estados Unidos, em casa, entendem que a cada dia de serviço estão lutando por nossa liberdade e para nos manter seguros e preservar nosso modo de vida".

Obama concluiu sua mensagem às tropas com uma nota. "Desejo ver vocês nos próximos anos, porque entendo que sigo tendo um pouco de categoria como ex-presidente. De modo que poderei seguir usando a academia e, por certamente, o campo de golfe", afirmou entre risos.

Os Obama passaram seus oito natais presidenciais na ilha do presidente, Oahu (Havaí), onde o líder ainda conserva amigos de sua adolescência.

O prefeito de Honolulu, Kirk Caldwel, comentou há algumas semanas que o presidente não só planeja seguir indo de férias a seu estado, mas quer comprar uma propriedade no futuro.