Topo

Astana elogia cessar-fogo na Síria e se diz pronta para abrigar negociações

30/12/2016 18h26

Astana, 30 dez (EFE).- O Cazaquistão elogiou nesta sexta-feira o cessar-fogo na Síria e reiterou o interesse de seu governo em abrigar as negociações de paz para terminar com a guerra civil nesse país.

"Queremos mostrar nossa satisfação pelo cessar-fogo em todo o território da República Árabe Síria", afirmou o Ministério das Relações Exteriores cazaque em comunicado, que também ressalta "a disposição do governo e dos rebeldes em iniciar as negociações de paz garantidas por Rússia e Turquia".

Na Síria está vigente desde a meia-noite de hoje o cessar-fogo promovido por Rússia e Turquia, e aceito tanto pelo exército sírio como pelos rebeldes e os grupos da oposição.

Seu objetivo é aplanar o caminho para uma nova rodada de negociações prevista para o final de janeiro em Astana, capital do Cazaquistão.

O Ministério de Relações Exteriores do país asiático acrescentou que esse pacto "constitui uma base realista de novas medidas práticas para resolver a crise síria".

"Nesse sentido confirmamos nossa disposição, como já anunciou o presidente Nursultan Nazarbayev, para abrigar as negociações de paz em Astana e entendemos que ditas negociações só podem acontecer se for garantido o cumprimento constante do regime de cessação de hostilidades", acrescenta o comunicado.

O Cazaquistão também expressou seu desejo de "facilitar os esforços da comunidade internacional como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU", posição que ocupará a partir do dia 1º de janeiro.