Prestes a completar 80 anos, rei Harald da Noruega descarta abdicação

Copenhague, 16 fev (EFE).- O rei Harald da Noruega, que na próxima semana completará 80 anos, descartou nesta quinta-feira que tivesse pensado em abdicar como fizeram outros monarcas europeus nos últimos tempos e defendeu que seu cargo é vitalício.

"Fiz um juramento à Constituição, para mim é para toda a vida", garantiu o monarca em entrevista divulgada hoje pela agência norueguesa "NTB".

Harald ironizou ao afirmar que só consideraria essa opção se seus filhos insistissem, mas que estaria "provavelmente" tão velho "que já não me daria conta de nada", disse.

O rei norueguês, que defendeu que a idade é "apenas um número" e confessou que não se sente velho, ressaltou, no entanto, que ele, a rainha Sonia - que também completa 80 anos em julho - e os príncipes herdeiros Haakon e Mette-Marit trabalham de forma conjunta.

"Somos uma equipe de quatro pessoas. Trabalhamos pertos uns dos outros, temos muitas reuniões e conversamos muito. É um sistema que eu mesmo implantei e do qual sentia saudades quando era príncipe-herdeiro", afirmou o chefe de Estado do país nórdico.

O príncipe Haakon se ofereceu em mais de uma ocasião para assumir algumas obrigações de seu pai, mas este afirmou entre risos que "raramente" aceita a oferta.

Harald defendeu, como fez em um famoso discurso em setembro do ano passado, a personalidade multicultural de seu país, um aspecto que ele não considera uma ameaça para a cultura norueguesa.

"Acredito que é enriquecedor (para a cultura), temos mais diversidade. Mas também acredito que é importante conservar o que é norueguês, não é preciso que renunciemos a isso, embora recebamos impulsos de fora", afirmou o rei.

Harald reconheceu a dificuldade que significou para ele subir ao trono em 1991 após a morte de seu pai, o rei Olaf.

"Eu estava morrendo de medo, isso talvez descreva como era a situação. Para ser honesto, eu estava bastante seguro de que não seria capaz de fazê-lo. Ele era muito popular", admitiu o rei Harald.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos