Topo

Tillerson e Kelly se reunirão com Peña Nieto em sua visita ao México

20/02/2017 22h40

Washington, 20 fev (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, e o de Segurança Nacional, John Kelly, se reunirão com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, durante sua visita ao país no dia 23 de fevereiro.

Dessa reunião também participarão "os ministros mexicanos de Interior, Relações Exteriores, Finanças, Defesa Nacional e Marinha", informou nesta segunda-feira em comunicado o Departamento de Segurança Nacional dos EUA.

"O grupo falará de segurança fronteiriça, cooperação das forças de segurança e comércio, entre outros assuntos", indicou a nota.

Na quarta-feira, dia 22, antes de viajar ao México, Kelly se reunirá na Guatemala com o presidente do país centro-americano, Jimmy Morales, uma visita anunciada na quinta-feira passada pela chancelaria guatemalteca.

Kelly terá reuniões também com "os ministros de Governo e de Relações Exteriores" e observará a chegada à Cidade da Guatemala de um voo de repatriação de seu departamento.

A visita dos dois secretários americanos ao México foi pensada para dar continuidade ao diálogo entre os governos do México e Estados Unidos estipulado na conversa por telefone entre os presidentes Enrique Peña Nieto e Donald Trump no último dia 27 de janeiro.

No marco desse diálogo, o chanceler mexicano, Luis Videgaray, visitou Washington há duas semanas para reuniões com Tillerson e Kelly, "com o propósito de seguir trabalhando em favor de uma relação respeitosa, próxima e construtiva entre ambos países".

Peña Nieto cancelou no dia 26 de janeiro sua viagem a Washington, na qual tinha previsto reunir-se com Trump, depois que o presidente americano assinou um decreto para construir "de forma imediata" um muro na fronteira mexicana e assegurou que seu custo será "reembolsado em 100%" pelo México.