UE diz aos EUA que não é o momento de "criar divisões" entre ambos

Bruxelas, 20 fev (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, afirmou nesta segunda-feira diante do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que não é momento de criar "divisões" entre a União Europeia e os EUA.

"Abordaremos assuntos que, às vezes, podem dar a impressão de criar divergências. Não acredito que seja o momento de criar divisões entre UE e EUA. Somos parceiros há tantas décadas no mundo, a estabilidade global depende fortemente das boas relações entre EUA e UE", disse Juncker à imprensa ao lado de Pence, antes que ambos iniciassem uma reunião bilateral.

"Não é o momento de a Europa dividir a si mesma em antigas categorias provinciais nacionais, mas que permaneça unida frente aos assuntos globais", acrescentou o dirigente europeu.

O político de Luxemburgo louvou o fato de o vice-presidente americano ter escolhido a Europa para realizar sua primeira viagem ao exterior, e assegurou que os EUA "precisam de uma UE forte, unida em todos os assuntos possíveis".

Em particular, Juncker se referiu à defesa, uma área na qual o bloco quer "acelerar" seus "próprios esforços", incluindo os gastos em defesa, mas também a ajuda humanitária e ao desenvolvimento.

Nesse sentido, o líder europeu considerou que as relações econômicas entre UE e EUA "têm uma importância enorme".

"A economia americana é mais dependente das trocas comerciais com a UE do que alguns nos EUA possam pensar", afirmou Juncker.

Pence se reuniu com o presidente da Comissão Europeia após um encontro com o titular do Conselho Europeu, Donald Tusk, e, previamente, com a alta representante da UE para as Relações Exteriores, a italiana Federica Mogherini.

Em declaração à imprensa ao lado de Tusk, Pence destacou o "forte compromisso" do presidente americano Donald Trump para uma "cooperação e associação contínua com a União Europeia".

"Sejam quais forem as diferenças entre nossos dois continentes, compartilhamos a mesma herança, os mesmos valores e, acima de tudo, o mesmo propósito de promover a paz e a prosperidade através da liberdade, da democracia e do Estado de direito", disse Pence.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos