Topo

Mais da metade dos americanos desaprova gestão de Trump, aponta pesquisa

24/02/2017 16h30

Nova York, 24 fev (EFE).- Mais da metade dos americanos desaprova a gestão do presidente Donald Trump, que completou um mês na Casa Branca, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo canal de televisão "NBC News".

De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados está "muito em desacordo" ou "em desacordo" com sua gestão, frente a 43% que está "muito de acordo" ou "de acordo". A pesquisa também aponta que 80% dos americanos estão "muito divididos".

Além disso, 56% rejeitam a proposta de Trump de construir um muro na fronteira com o México, frente a 41% que apoiam a medida, enquanto 58% acreditam que os imigrantes ajudam mais do que prejudicam o país, frente a 37% que têm a opinião contrária.

A mesma pesquisa revela também que 50% dos indagados apoia a ordem executiva do presidente com a qual tentou vetar a entrada ao país de cidadãos de sete países de maioria muçulmana, frente a 47% que rejeitam a medida.

Segundo a pesquisa, o assunto que mais importa aos cidadãos é a evolução do emprego e a economia (28%), seguido por sistema de saúde (16%), imigração (12%), terrorismo (0,10%) e meio ambiente (0,08%).

Por outro lado, 36% asseguram estar "muito preocupados" com a possibilidade de os Estados Unidos embarcarem em uma nova guerra nos próximos quatro anos, frente a 8% que reconhecem não estar "nada preocupados".

Perguntados sobre a Rússia, 43% dos entrevistados opinam que trata-se de um país "pouco amigo", 18% o consideram um "inimigo" e 7% um "aliado", enquanto no caso da China, 45% acreditam ser "amigo", 8% um "inimigo" e 7% um "aliado".

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 19 de fevereiro através da internet pela empresa Monkey Polls para o canal "NBC" News entre um total de 11.512 adultos maiores de 18 anos e conta com uma margem de erro de 1,4%.