Topo

Irã testa novo sistema de mísseis com manobras navais no sul do país

27/02/2017 11h07

Teerã, 27 fev (EFE).- A marinha do Irã testou com sucesso nesta segunda-feira um avançado sistema de mísseis teleguiados de fabricação local durante amplas manobras navais, que se desenvolvem nas estratégicas águas do sul do país.

Os mísseis "Dehlaviyeh", anti-submarino e guiados por laser, foram testados pela primeira vez para destruir alvos hostis simulados, segundo a agência iraniana "Tasnim".

Também foi testado pela primeira vez o último míssil de cruzeiro iraniano, chamado Nasir, que "alcançou seus alvos com sucesso após o lançamento", disse à imprensa o ministro da Defesa do país, Hossein Dehqan.

A última fase dos exercícios militares denominados "Velayat 95" começou ontem em uma vasta área que se estende do estratégico Estreito de Ormuz e do mar de Omã até o norte do Oceano Índico e o estreito de Bab al Mandeb.

O objetivo é apenas defensivo, segundo o Irã, para melhorar suas capacidades na luta contra o terrorismo e a pirataria.

Esta manobras navais acontecem num momento de escalada da tensão com os Estados Unidos, cujas autoridades puseram o Irã "sobre aviso" depois que este país realizou testes com um míssil balístico no final de janeiro.