Secretário do Tesouro dos EUA se reúne com diretor do Banco do México

Washington, 28 fev (EFE).- O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, se reuniu com o diretor do Banco do México (Banxico), Agustín Carstens, para discutir a cooperação e a luta contra o financiamento ilegal em um momento de tensões entre os dois países pelas polêmicas propostas do presidente Donald Trump.

"O secretário Mnuchin celebrou a oportunidade de conversar com Carstens sobre as relações econômicas entre EUA e México", afirmou o Departamento do Tesouro em comunicado, indicando que o encontro foi realizado em Washington.

"Mcnuchin agradeceu Carstens pela forte cooperação bilateral diante das ameaças do financiamento ilegal e ressaltou o desejo de continuar sua estreita parceria nesses temas", indicou a nota.

Além disso, o secretário do Tesouro antecipou que irá se reunir com o secretário de Finanças do México, José Antonio Meade, em um futuro próximo, em Washington.

O encontro ocorreu depois de o Banxico ter elevado a taxa de juros para 6,25%, uma decisão motivada pela possível implementação por parte de Donald Trump de políticas que dificultam o comércio e o investimento.

Carstens, que tinha anunciado previamente sua saída da instituição, seguirá no comando do banco até o dia 30 de novembro, atendendo um pedido expresso do presidente Enrique Peña Nieto.

Desde a vitória de Trump, o peso mexicano se depreciou muito em relação ao dólar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos