Casa Branca confirma presença de Trump na cúpula da Otan em Bruxelas

Em Washington

  • Luis M. Alvarez/ AP

    Presidente dos EUA pretende abordar "papel da Otan na luta contra o terrorismo"

    Presidente dos EUA pretende abordar "papel da Otan na luta contra o terrorismo"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai participar no próximo dia 25 de maio da cúpula de chefes de Estado e do governo da Otan em Bruxelas (Bélgica), de acordo com informações divulgadas na terça-feira (21) pela Casa Branca.

"O presidente espera se reunir com seus colegas da Otan para reafirmar nosso firme compromisso com a instituição e debater questões cruciais para a aliança", diz o comunicado.

Trump pretende abordar "a divisão de responsabilidades" com seus parceiros e "o papel da Otan na luta contra o terrorismo".

Esta será a primeira oportunidade para que Trump encare um palco internacional após sua postura ambivalente com relação à Aliança Atlântica.

O presidente criticou no ano passado os membros europeus da Otan por não disponibilizarem fundos suficientes para a Aliança, e sugeriu que poderia reduzir o apoio americano ao bloco.

Na época, Trump manifestou sua vontade de melhorar as relações com a Rússia --o que detonou o alarme no bloco ocidental.

Embora Trump tenha moderado sua posição desde sua chegada à Casa Branca, manteve duras críticas contra aqueles membros da Otan que não chegam ao compromisso de gastos em defesa de 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Na semana passada, ele acusou a Alemanha pelo Twitter de dever dinheiro pela contribuição americana com a defesa coletiva, após a visita a Washington de sua chanceler, Angela Merkel.

Além da reunião em Bruxelas, a Casa Branca confirmou na nota que, em 12 de abril, Trump receberá em Washington o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, com o qual já teve várias conversas telefônicas.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos