UE defenderá seus interesses e Brexit terá um preço para R.Unido, diz França

Bruxelas, 29 abr (EFE).- O presidente da França, François Hollande, disse neste sábado que o Brexit terá "um preço" para o Reino Unido, que passará a ter uma condição "pior" do que agora, e assegurou que os outros 27 países da União Europeia (UE) "defenderão seus interesses" nas negociações.

Em sua chegada à reunião de cúpula dos 27 na qual foram aprovadas as diretrizes para a negociação do Brexit, a saída do Reino Unido do bloco comunitário, Hollande enfatizou a necessidade de uma "unidade europeia" e garantiu que tem confiança de que esse elemento poderá ser mantido no futuro.

Hollande acrescentou que a UE negociará o Brexit com o objetivo de garantir o melhor para seus interesses, para que o Reino Unido possa sair "em boas condições para a Europa".

"Haverá um preço para o Reino Unido, não é necessário que seja algo punitivo, mas a UE saberá defender seus interesses", disse o presidente francês, que acrescentou que a posição britânica passará a ser pior que a que o país tem hoje dentro da UE.

Sobre as eleições britânicas de 8 de junho, o chefe de Estado francês opinou que a convocação eleitoral britânica "não terá influência na UE", onde "os objetivos já estão estabelecidos".

Por outro lado, Hollande considerou que a UE deve dar uma mensagem de "confiança no futuro" e demonstrar que "pode ser uma solução" e não um problema, e que o bloco é "uma garantia de paz, uma vantagem para a economia e pode garantir uma convergência em nível social" para os países.

Hollande também enfatizou que o Brexit supõe "um retrocesso" e advertiu os franceses sobre o "risco" que implicaria votar no segundo turno das eleições presidenciais francesas pela opção que implicaria uma saída da UE, em referência à candidata de extrema direita e eurocética Marine Le Pen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos