Trump chega a Bruxelas para participar da Cúpula da Otan

Bruxelas, 24 mai (EFE). - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou nesta quarta-feira a Bruxelas, depois de deixar Roma, para participar amanhã da Cúpula da Otan, que reunirá chefes de Estado e de governo.

O Air Force One aterrissou no Aeroporto Militar de Melsbroek, nas proximidades da capital belga, às 16h06 (horário local, 11h06, em Brasília). À tarde, o governante visitará o Palácio Real, onde será recebido pelo rei Philippe e pela rainha Mathilde. Depois realizará uma sessão de trabalho no mesmo lugar com o primeiro-ministro belga, Charles Michel. O próprio Michel recebeu Trump na pista do aeroporto, onde uma banda militar interpretou os hinos da Bélgica e dos Estados Unidos.

Trump ficará hospedado na residência do embaixador dos Estados Unidos em Bruxelas e amanhã irá à sede do Conselho Europeu. Ele chegará às 10h (horário local, 5h em Brasília) para se reunir com os presidentes da Comissão e do Conselho Europeu, Jean-Claude Juncker e Donald Tusk, respectivamente. Após essa sessão, chegarão o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, e a representante da UE para Política Exterior, Federica Mogherini.

A previsão é de que permaneça uma hora na sede comunitária e que depois almoce com o presidente da França, Emmanuel Macron, na residência do embaixador americano.

A chegada de Trump à OTAN está marcada para às 16h (horário local, 11h em Brasília) e lá será recebido pelo secretário-geral aliado, Jens Stoltenberg. Depois de conhecer o local, Trump deve fazer um breve discurso.

Às 17h45 (horário local, 12hh45 em Brasília) está marcado o início do jantar de trabalho dos líderes do Conselho do Atlântico Norte, na qual Trump estará acompanhado pelo chefe do Pentágono, James Mattis. Ao final do encontro na OTAN, por vota das 21h (horário local, 16h em Brasília), Donald e Melania Trump vão embarcar para Taormina, na Itália, onde o presidente participará na sexta e no sábado da Cúpula do G7.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos