Tribunal dos EUA absolve policial que matou negro desarmado

Em Washington

  • Jim Mone/AP Photo

    Memorial em homenagem a Philando Castile

    Memorial em homenagem a Philando Castile

Um tribunal de Minnesota, nos Estados Unidos, absolveu de todas as acusações, na sexta-feira (16), um policial que assassinou um negro desarmado, e cuja morte foi retransmitida pelo Facebook pela namorada da vítima.

O policial Jeronimo Yanez foi absolvido por um júri das acusações de homicídio em segundo grau e por disparar voluntariamente a arma sem motivos razoáveis.

No início de julho do ano passado, Yanez disparou contra Philando Castile, 32, durante uma blitz em St. Paul (Minnesota).

Yanez considerou que o homem se encaixava na descrição do suspeito de um roubo e em um dos seus movimentos do veículo parecia tentar pegar uma arma.

Sua namorada, Diamond Reynolds, gravou a cena após o disparo do agente e a retransmitiu no Facebook, fazendo com que a morte do homem, desarmado, se transformasse em um fenômeno viral.

O assassinato elevou novamente o debate sobre o uso excedido da força por parte da polícia americana com as pessoas da raça negra.

IMAGENS FORTES: Mulher filma namorado sendo morto pela polícia

  •  

"O sistema segue falhando com as pessoas negras e seguirá assim", disse Valerie Castile, mãe da vítima, após o veredicto.

A decisão de júri levantou protestos de centenas de pessoas na cidade de St. Paul, que consideraram mais um exemplo de que as reformas da polícia não acabaram com a violência contra os negros.

Yanez poderá sair em liberdade, mas perderá seu emprego como policial no departamento de St. Anthony após um acordo mútuo para que abandone a carreira, já que, segundo afirmou o departamento de polícia, "a comunidade está melhor sem ele".

Segundo um banco de dados compilado pelo jornal "The Washington Post", Castile foi uma das 963 pessoas mortas em todo o país por disparos feitos pela polícia no ano passado.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos