Santos diz que deposição de armas das Farc é notícia mais esperada em 50 anos

Bogotá, 27 jun (EFE).- O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou que a notícia mais esperada pelo país em meio século será dada nesta terça-feira, quando a guerrilha das Farc der por concluído o processo de deposição de armas individuais, que ficarão sob os cuidados da ONU.

"Hoje a Colômbia tem a melhor notícia em 50 anos: as Farc deixam as suas armas e a palavra será sua única forma de expressão", manifestou o presidente em sua conta do Twitter.

O chefe de Estado liderará hoje em uma zona rural de Mesetas, no departamento de Meta (centro), um ato simbólico de caráter histórico que marcará o até logo definitivo das Farc às armas.

Nesse ato estarão presentes o máximo chefe das Farc, Rodrigo Londoño, chamado de "Timochenko", representantes da ONU e o enviado especial da União Europeia (UE) para a paz da Colômbia, Eamon Gilmore.

Santos acrescentou que após a deposição das armas, "as Farc se comprometem a dizer a verdade e a reparar" suas vítimas, considerando que "haverá justiça e garantias" para os que sofreram com a tragédia do conflito armado.

"Colombianos: a partir de hoje, as armas estarão seladas em containers aos cuidados da Missão da ONU na Colômbia", expressou o governante.

A Missão da ONU na Colômbia anunciou ontem que já armazenou as 7.132 armas individuais das Farc e que as únicas que não recebeu ainda são as que, segundo o pactuado, "servirão para dar segurança aos 26 acampamentos das Farc até 1 de agosto de 2017", quando concluirá essa fase.

Ficarão por recolher também as armas, munição e explosivos que as Farc guardam em mais 900 esconderijos em diferentes partes do país, processo que deve concluir no mais tardar em 1 de setembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos