PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Tillerson se reúne neste domingo com chanceler turco em Istambul

09/07/2017 13h50

Istambul, 9 jul (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, se reunirá neste domingo em Istambul com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, anunciou o governo turco em um comunicado.

Segundo o Ministério, não está prevista uma entrevista coletiva dos chefes de diplomacia após a reunião.

Em seguida, Tillerson comparecerá à cerimônia de inauguração do XXII Congresso Mundial do Petróleo, que será realizado até a próxima quinta-feira com a presença de mais de 5 mil representantes do setor, 500 diretores de empresas e 50 ministros, segundo dados do próprio congresso.

O secretário de Estado receberá nesta cerimônia o prêmio Dewhurst, em reconhecimento à sua "liderança excepcional" à frente da petroleira americana ExxonMobil, onde Tillerson foi diretor até o ano passado.

Tillerson permanecerá até segunda-feira em Istambul, onde se reunirá com representantes do governo turco e com o pessoal das delegações diplomáticas dos EUA na Turquia.

Ainda que não tenham sido divulgado dados sobre os assuntos que discutirá com as autoridades turcas, a imprensa local dá como certo que um dos temas centrais será a tensão entre as Forças Armadas da Turquia e as milícias curdas em Afrin, no noroeste da Síria.

Ancara considera estas milícias "terroristas" por seus vínculos com o Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda da Turquia, mas Washington as respalda e entrega armamento para sua luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico na Síria.

Também segundo a imprensa local, a tensão entre a Arábia Saudita e o Catar estará na agenda, especialmente levando em conta que altos cargos de ambos os países participarão do Congresso Mundial de Petróleo entre hoje e quinta-feira.

Internacional