Prefeito anuncia plano para acabar com ratos de Nova York

Nova York, 12 jul (EFE).- O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou nesta quarta-feira um investimento de US$ 32 milhões em um plano estratégico de extermínio dos ratos da cidade.

"Nos negamos a aceitar os ratos como parte da vida nova-iorquina", declarou o prefeita em comunicado.

Reduzir em 70% a população dos roedores de Nova York é o objetivo de uma série de ações que focarão, pelo menos inicialmente, nos três distritos com maior presença destes animais.

De Blasio defendeu que "todos os nova-iorquinos merecem viver em bairros limpos e saudáveis". Segundo anunciou a prefeitura, a estratégia principal será combater os fatores ambientais que motivam a aparição dos roedores.

Em vez da tradicional utilização de veneno, o plano, que deve ser implantado no final deste ano, aposta em minimizar o acesso dos ratos à comida, mediante uma nova proposta na gestão dos resíduos urbanos.

Entre as ações anunciadas pelo prefeito estão um sistema de coleta de lixo mais frequente, a substituição das cestas de arame por cubos de aço e endurecer as multas para as pessoas que não jogarem o lixo adequadamente.

Apesar de popularmente se dizer que o número de roedores supera o de nova-iorquinos, os cálculos oficiais calculam que a cidade conta atualmente com dois milhões destes animais.

A diretora do Departamento de Saúde da cidade, Kathryn Garcia, elogiou a iniciativa e afirmou que o "plano promove uma Nova York mais limpa, segura e saudável para todos". Se resultar a estratégia for efetiva, a prefeitura não descarta expandir o plano para novas áreas da cidade.

Este anúncio se soma a uma série de estratégias que a cidade de Nova York vem implantando desde 2014 para lutar contra a presença constante de ratos nas ruas e moradias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos