Guarda costeira grega resgata 177 refugiados no mar em 24 horas

Atenas, 28 jul (EFE).- A guarda costeira da Grécia resgatou 177 migrantes e refugiados em três operações de resgate realizadas nas últimas 24 horas nas águas do mar Egeu.

Segundo informou a guarda costeira grega em um comunicado, as operações de salvamento foram efetuadas em águas próximas às ilhas de Lesbos e Samos.

Ao mesmo tempo, nas últimas 24 horas se registrou um pico de chegadas às ilhas do Egeu.

Segundo os dados oficiais disponibilizados diariamente pelo Ministério de Migração grego, desde ontem pela manhã até hoje se contabilizaram 341 chegadas, 152 das quais foram em Samos; 148 em Lesbos e o restante em outras ilhas do mar Egeu.

Neste ano, cerca de 11.000 pessoas chegaram à Grécia vindas da Turquia, frente a 173.000 que o fizeram ao longo de todo ano de 2016 e em torno de um milhão em 2015, o ano em que explodiu a crise de refugiados.

Atualmente, há em todo o território grego pouco mais de 62.000 migrantes e refugiados, dos quais 11.000 se encontram nas ilhas.

Em virtude do acordo de devolução à Turquia, assinado em março de 2016, todos os refugiados que entrem na Grécia devem ser devolvidos, exceto se obtiverem asilo politico.

Ao continente só podem ser transferidos se obtiverem asilo ou pertencerem a grupos vulneráveis, como mulheres com crianças, menores não acompanhados, pessoas com graves problemas de saúde ou vítimas de tortura.

Além disso, são transferidos aqueles que cometeram algum delito e devem ingressar em centros vigiados à espera da sua deportação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos