Topo

Trump visitará Japão, Coreia do Sul, China, Vietnã e Filipinas em novembro

29/09/2017 09h46

Washington, 28 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitará Japão, Coreia do Sul, China, Vietnã e Filipinas entre os dias 3 e 14 de novembro, confirmou nesta sexta-feira a Casa Branca ao detalhar as datas da viagem asiática do governante.

A Casa Branca já tinha confirmado as escalas de Trump na China, na Coreia do Sul e no Japão, e hoje acrescentou que o presidente viajará também ao Vietnã para participar do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-pacífico (APEC), e às Filipinas, para a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Um dos objetivos desta viagem de Trump é fortalecer "a determinação internacional de enfrentar a ameaça da Coreia do Norte e assegurar a completa, verificável e irreversível desnuclearização da península coreana", indicou a Casa Branca em um comunicado.

Perante as crescentes ameaças nucleares e lançamentos de mísseis por parte de Pyongyang, Trump insistiu na terça-feira passada que analisa a "opção militar" para responder à Coreia do Norte, ao advertir que isso seria "devastador" para o país asiático.

Por outro lado, Trump pretende demonstrar com esta viagem "o seu compromisso contínuo com as alianças e associações dos Estados Unidos na região".

O governante também enfatizará durante sua viagem a importância de "laços econômicos justos e recíprocos com os parceiros comerciais" dos EUA na Ásia, de acordo com a Casa Branca.

Por sua vez, osecretário de Estado americano, Rex Tillerson, estará na China até o próximo domingo para preparar a visita de Trump a esse país.