Topo

Espanha dá "algumas horas" para que funcionários catalães deixem seus postos

30/10/2017 09h15

Madri, 30 out (EFE).- O Executivo espanhol deu "algumas horas" para que os membros do governo regional da Catalunha, destituídos na sexta-feira passada, possam recolher seus objetos pessoais dos escritórios oficiais e sair deles em seguida, afirmou nesta segunda-feira o ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido.

O objetivo é recuperar a normalidade institucional o mais rápido possível com a "maior discrição" e o princípio de "intervenção mínima", explicou Zoido em entrevista à emissora de televisão "Antena 3".

Zoido também destacou que, "em nenhum momento", o Executivo central planejou a eliminação dos Mossos d'Esquadra, a polícia regional catalã.

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, ordenou na sexta-feira a destituição do presidente independentista da Catalunha, Carles Puigdemont, de todo seu gabinete e outros altos cargos e convocou eleições autônomas para o dia 21 de dezembro, amparado no artigo 155 da Constituição espanhola.

A decisão ganhou autorização do Senado logo depois que o parlamento catalão aprovou em votação secreta uma resolução cujo preâmbulo declarava um "Estado independente em forma de república".

Além disso, Zoido pediu sensatez ao conselheiro catalão de Território e Sustentabilidade, Josep Rull, que foi hoje à sede oficial desse departamento trabalhar e continuar com sua agenda "normalmente" - segundo disse à imprensa - porque isso é o que lhe "encarregou o povo da Catalunha".

A polícia catalã informará ao juiz e ao promotor responsável pelo caso sobre os ex-conselheiros que não abandonarem seus postos de trabalho.

Segundo informaram à Agência Efe fontes policiais, os responsáveis anteriores pela administração pública catalã podem entrar nas dependências oficiais acompanhados de um agente para retirar os seus objetos pessoais.

Depois, caso se neguem a sair, o agente da polícia autônoma tem ordem de levantar um atestado e remetê-lo ao juiz e ao promotor.