Topo

May espera resposta "positiva" da UE para avançar a questões comerciais

17/11/2017 10h45

Gotemburgo (Suécia), 17 nov (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse nesta sexta-feira que espera que a União Europeia (UE) responda "positivamente" à oferta de Londres sobre o "Brexit" para avançar ao tema comercial na cúpula europeia de líderes do próximo mês de dezembro.

"Espero que a UE responda positivamente para que possamos avançar juntos e chegar aos melhores acordos possíveis de associação comercial no futuro", afirmou May em sua chegada à cúpula social realizada hoje em Luxemburgo, promovida pela Suécia e pela Comissão Europeia.

Por sua parte, o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, disse que "o tempo corre" e que "é preciso muito trabalho" em relação com essa reunião, que acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro em Bruxelas.

"Espero que sejamos capazes de chegar a um acordo quanto ao divórcio no Conselho de dezembro, mas ainda resta trabalho a fazer", destacou.

Embora o assunto não esteja na agenda, o "Brexit" marcou presença às margens da cúpula social, na qual o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, e May tiveram um encontro bilateral.

Nessa reunião, Varadkar pediu à primeira-ministra britânica que ponha por escrito o futuro da fronteira na Irlanda do Norte após o "Brexit".

"Há 18 meses Londres vem nos assegurando que, como reivindicamos, na Irlanda não haverá fronteira física, mas queremos ver isso de uma vez por escrito", afirmou Varadkar.