Topo

Obama encontrará Xi Jinping e Narendra Modi durante viagem pela Ásia

28/11/2017 16h20

Washington, 28 nov (EFE).- O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá nesta semana com os governantes da China, Xi Jinping, e da Índia, Narendra Modi, durante a viagem que iniciou nesta terça-feira pela Ásia e que lhe levará a visitar as capitais destes dois países.

Obama, que deve participar de diversos congressos internacionais durante sua viagem, terá reuniões de "caráter privado" com ambos líderes, segundo afirmou o escritório do ex-chefe de Estado em comunicado enviado à Agência Efe.

O ex-presidente americano (2009-2017) falará hoje em Xangai (China) no congresso mundial "Global Alliance of SMEs", e na quarta-feira irá a Pequim para o encontro "Global Education Summit", organizado pelo TAL Education Group.

Em seguida, Obama se reunirá com o presidente Xi, com quem "forjou uma aliança próxima" durante seu mandato para abordar temas como "o crescimento da economia global e a luta contra a mudança climática".

Já na quinta-feira, o ex-presidente dos EUA viajará a Nova Délhi, onde permanecerá até sexta-feira.

Na capital indiana, Obama terá uma série de encontros privados e participará do congresso "HT Media Leadership Summit".

Na Índia, Obama voltará a encontrar-se com o primeiro-ministro Modi, que em 2015 lhe convidou a participar como "convidado de honra" nas celebrações nacionais do Dia da República.

Por último, antes de finalizar sua excursão asiática e voar à França, o ex-presidente participará em Nova Délhi de um encontro com 280 jovens líderes organizado pela Fundação Obama, no qual defenderá importância de ser "cidadãos ativos" com o objetivo de "promover mudanças positivas" na sociedade.