Topo

Congresso dos EUA evita fechamento do governo com novo financiamento

21/12/2017 23h41

Washington, 21 dez (EFE).- O Congresso dos Estados Unidos, com o voto das duas câmaras, aprovou nesta quinta-feira um financiamento a curto prazo para evitar um fechamento parcial do governo, cujos fundos expiram nesta sexta, à meia-noite.

O Senado aprovou a resolução com 66 votos a favor e 32 contra, enquanto a Câmara Baixa fez o mesmo com 231 favoráveis e 188 contra.

A resolução amplia o orçamento americano até o dia 19 de janeiro, e desta forma aumenta a margem de negociação entre democratas e republicanos para um acordo final sobre as contas do exercício de 2018.

O financiamento inclui fundos de emergência para o trabalho de reconstrução da Flórida, Porto Rico e Texas após o passagem de furacões devastadores há alguns meses.

Esta é a segunda extensão orçamental aprovada pelo Congresso em poucos dias, uma vez que no início do mês o fez para um período de duas semanas, que expirava amanhã.

Com esta nova extensão, o presidente Donald Trump evita um fechamento parcial do governo na mesma semana da aprovação da reforma tributária, visto como seu maior sucesso legislativo desde que chegou à Casa Branca, no início do ano.

Desta forma, democratas e republicanos voltarão a negociar novamente em janeiro para chegar a um acordo sobre as contas de 2018.

Os democratas insistem em condicionar seu apoio às contas a pactuar uma solução para cerca de 800 mil jovens indocumentados conhecidos como "dreamers", que Trump deixou em risco de deportação ao revogar o programa DACA, que permitia a este grupo viver e trabalhar legalmente no país.

Por sua vez, os republicanos têm a missão de incluir partidas para a construção do muro, que os democratas também se negam a aprovar.