Topo

Foto de Kim é queimada em protesto contra participação do Norte nos Jogos

Manifestantes queimam um retrato do ditador norte-coreano Kim Jong Un durante protesto  - Ahn Young-joon/AP
Manifestantes queimam um retrato do ditador norte-coreano Kim Jong Un durante protesto Imagem: Ahn Young-joon/AP

22/01/2018 03h48

Um grupo de manifestantes queimou nesta segunda-feira uma foto do líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante um protesto em Seul contra a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno programados para fevereiro no condado sul-coreano de PyeongChang.

A manifestação, na qual foi queimada uma bandeira da Coreia do Norte, foi convocada pelo grupo de extrema-direita Partido Patriota Coreano em frente à estação central de trem de Seul, informou a agência de notícias "Yonhap".

Saiba mais:

Esse lugar foi escolhido porque uma delegação norte-coreana que visita a Coreia do Sul para começar a coordenar a participação do seu país nos Jogos, que começam no dia 9 de fevereiro, tinha previsto chegar à estação procedente da cidade oriental de Gangneung, uma das sedes do evento esportivo.

O grupo era comandado por Hyon Song-Wol, líder do Moranbong, uma banda pop integrada inteiramente por mulheres, muito popular na Coreia do Norte.

De fato, a visita desta delegação está marcada pelo forte dispositivo de segurança em torno do grupo para evitar qualquer possível agressão.

Os manifestantes leram um comunicado em que denunciaram que os Jogos de PyeongChang estão se transformando nos Jogos Olímpicos de Pyongyang e Kim Jong-un, que promove o seu regime e o seu armamento nuclear", antes de queimarem os símbolos norte-coreanos e também a chamada bandeira "unificada".

Acredita-se que a participação norte-coreana em PyeongChang pode ajudar a diminuir a tensão regional após um 2017 marcado pelos contínuos testes de armas norte-coreanas e as ameaças com as quais o regime de Pyongyang respondeu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Turistas mostram como é visitar a Coreia do Norte

UOL Notícias