Topo

Candidato pró-Rússia, Milos Zeman é reeleito presidente da República Tcheca

27/01/2018 13h35

Praga, 27 jan (EFE).- O atual presidente da República Tcheca, Milos Zeman, foi reeleito neste sábado para mais cinco anos de mandato no segundo turno das eleições realizadas no país, vencendo Jiri Dahos.

Com 98% dos votos apurados, Zeman, conhecido pelo apoio à Rússia, obteve 51,8% dos votos, contra 48,2% de Dahos, que defende uma aproximação com a União Europeia (UE).

Conforme os dados divulgados hoje, o também ex-primeiro-ministro social-democrata, de 73 anos, ocupará por mais cinco anos o Castelo de Praga, sede da presidência tcheca.

Drahos, um acadêmico independente sem filiação partidária nem experiência política, se candidatou com uma proposta europeísta em resposta a Zeman, um veterano político que nos últimos anos se declarou abertamente eurocético, crítico à imigração à Europa e aliado do governo russo.

Mais de oito milhões de tchecos com direito a voto estavam convocados às urnas para escolher o presidente, que tem poderes bem mais protocolares, embora tenha influência na hora de nomear o primeiro-ministro e juízes.

A participação neste segundo turno, realizado na sexta-feira à tarde e na manhã deste domingo, foi superior a 66%, quatro pontos percentuais acima do primeiro turno, realizado há duas semanas.