Topo

Exército iemenita controla posições dos rebeldes perto da capital

23/02/2018 22h09

Saná, 23 fev (EFE).- O exército do Iêmen anunciou nesta sexta-feira que recuperou o controle de várias posições dos rebeldes houthis nas cercanias da capital, Saná, depois de duros enfrentamentos com seus rivais.

Um comunicado do escritório de informação das forças armadas detalhou que as tropas conseguiram dominar vários terrenos elevados ao oeste das montanhas de Marsaa e "infligiram duras perdas materiais e humanas às milícias" houthis.

Além disso, a nota detalhou que os aviões da coalizão militar liderada pela Arábia Saudita lançaram quatro bombardeios contra posições dos rebeldes e destruíram alguns dos seus veículos e armamento pesado.

As forças governamentais também atacaram com artilharia pesada as posições dos houthis na província de Al Baida, ao sudeste da capital, e mataram um número indeterminado de combatentes rebeldes, acrescentou o exército.

Por outra parte, os houthis informaram que seus franco-atiradores abateram dois soldados sauditas na fronteira entre o Iêmen e o reino.

Em seu site, o movimento rebelde acrescentou que também atacou com projéteis as posições das tropas sauditas na região fronteiriça de Yazran e lançou artilharia contra soldados do país vizinho e do governo iemenita na região de Asir, também situada na fronteira entre os dois Estados.

O Iêmen é palco de um conflito entre os rebeldes xiitas, supostamente apoiados pelo Irã, e as forças leais ao governo do presidente Abd Rabbuh Mansur al Hadi, que recebe o suporte da coalizão árabe liderada pelos seus vizinhos sunitas, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.