Topo

Imprensa denuncia ataque de hackers russos a site de ministério alemão

28/02/2018 15h00

Berlim, 28 fev (EFE).- Hackers estrangeiros, supostamente russos, atacaram a rede interna do sistema informático do Ministério alemão de Relações Exteriores e outros órgãos de segurança do país, segundo informações do jornal "Süddeutsche Zeitung".

Os ciberataques, que foram detectados em dezembro, procederiam do denominado Apt 28, que são relacionados com especialistas russos, prossegue este jornal.

Os hackers teriam tido acesso assim, pelo menos em um caso, a dados relevantes do ministério e provavelmente de outros departamentos da segurança do estado.

Ao APT. 28 foi atribuído o ciberataque detectado em maio de 2015 contra o sistema informático do Bundestag (Parlamento federal), revelado por causa de certas anomalias em seu funcionamento e supostas tentativas de desconhecidos de penetrar em sua base de dados.

O Governo federal adotou a partir de então várias medidas destinadas a reforçar a segurança informática em todos os organismos públicos, especialmente nos governamentais, e pediu, além disso, que as empresas atualizem seus equipamentos de segurança.

Os serviços de espionagem do país alertaram repetidamente da ameaça deste tipo de ações por parte de hackers russos.