PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Coreias se reúnem para a finalização dos detalhes da cúpula Kim-Moon

28/03/2018 23h52

Seul, 29 mar (EFE).- As Coreias do Sul e Norte realizam, nesta quinta-feira (data local) uma reunião para concretizar os detalhes da histórica cúpula do próximo mês que será realizada pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, para discutir a possível desnuclearização de Pyongyang.

Representantes dos dois países, tecnicamente ainda em guerra, planejavam iniciar a reunião de alto nível em torno das 10h (hora local) em um edifício da faixa norte da zona desmilitarizada, segundo disse à Agência Efe, o Ministério da Unificação sul-coreano.

O ministro desta pasta, Cho Myoung-gyon, que lidera a delegação do Sul, disse que confia em que hoje possa ser anunciada a data da cúpula de abril, que precederá a que Kim manterá, em maio, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em declarações antes do início da reunião, divulgadas pela agência de notícias "Yonhap".

Além da data e detalhes de protocolo, espera-se que as duas Coreias abordem as questões que estarão na agenda da cúpula de abril.

"O tema da desnuclearização (da Coreia do Norte) foi até agora o mais importante em termos de agenda. Esse é o tema sobre o qual vamos nos concentrar para debater", acrescentou Cho.

Por sua vez, a delegação norte-coreana, que também é composta por três membros, é chefiada por Ri Song-won, chefe do órgão responsável pela gestão pelo lado norte das relações intercoreanas.

Esta reunião de alto nível é a última de uma longa série de encontros protagonizados pelos dois países após o desgelo iniciado no início deste ano por conta dos Jogos Olímpicos de Inverno, em PyeongChang.

Internacional