Topo

Em meio a forte esquema de segurança, Malala viaja para sua cidade natal

Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa que defende o direito das garotas à educação - Getty Images
Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa que defende o direito das garotas à educação Imagem: Getty Images

31/03/2018 05h52

Mingora (Paquistão), 31 mar (EFE).- A vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, viajou neste sábado em meio a um forte esquema de segurança para Mingora, no noroeste do Paquistão, em sua primeira visita à sua cidade natal desde 2012, quando um grupo de talibãs disparou em sua cabeça, por conta de sua defesa da educação feminina.

"Ela visitou com seus pais e seu irmão a sua casa, onde permaneceu por um tempo", disse à Agência Efe, uma fonte da polícia que pediu para não ser identificada.

A ativista chegou pela manhã em um helicóptero militar ao lado de seus pais e irmão à cidade do vale de Suat, onde se implantou um grande dispositivo das forças de segurança e muitas ruas permanecem fechadas por soldados do Exército, informou à Efe uma fonte militar, que também manteve o anonimato.

Posteriormente, a jovem de 20 anos, que também é acompanhada pela ministra da Informação do país, Marriyum Aurangzeb, se dirigiu ao Instituto de Cadetes Gali Bagh, centro educacional militar, a cerca de 30 quilômetros de Mingora, onde se reuniu com estudantes em um encontro, onde também foram convidados amigos de Malala.

A fonte militar disse que ativista visitará uma escola construída pelo Fundo Malala no distrito de Shangla.

Malala retornou ao Paquistão na última quinta-feira, onde foi recebida pelo governo e as instituições paquistanesas com honras, em sua primeira viagem ao seu país natal desde que foi baleada na cabeça, em 2012, por defender a educação das meninas.

A ativista não conteve as lágrimas durante um discurso no gabinete do primeiro-ministro, Shahid Khaqan Abbasi, no qual afirmou que retornar ao seu país é um "sonho".

No entanto, sua presença também despertou duras críticas e protestos, como a organizada pela principal associação de escolas privadas do país, ontem, sob o lema "Eu não sou Malala".

A jovem reside no Reino Unido para aonde foi levada após seu ataque em 2012 e agora estuda na Universidade de Oxford.

O Fundo Malala foi criado em 2013, por Malala e seu pai, Ziauddin, como fundação para conscientizar sobre os impactos social e econômico que a educação feminina tem.

Um ano depois, ela se tornou, aos 17 anos, a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, condecoração que compartilhou com Kailash Satyarthi, ativista contra o trabalho infantil na Índia.