Líder sul-coreano ativa linha telefônica direta com Kim Jong-un dias antes de cúpula
As duas Coreias já têm, a partir desta sexta-feira, uma linha telefônica direta entre o líder do Norte, Kim Jong-un, e o presidente do Sul, Moon Jae-in, antes da cúpula histórica que será realizada no próximo dia 27 de abril.
A linha comunica diretamente a Casa Azul (escritório presidencial sul-coreano) com a Comissão de Assuntos de Estado norte-coreana, presidida por Kim, segundo explicou hoje em comunicado um dos responsáveis do comitê preparatório sul-coreano para a cúpula.
No caso sul-coreano, o telefone para a mencionada linha se encontra "sobre a mesa do presidente Moon" e Seul realizou uma chamada de teste e a "conexão foi perfeita", acrescenta a nota Pyongyang também fez depois outra chamada, sem problemas técnicos.
Seul defendeu que uma linha telefônica direta entre os dois líderes é fundamental para aliviar as tensões, além das fronteiras porque contribui para evitar mal-entendidos ou falhas na comunicação dos dois países, tecnicamente ainda em guerra, que poderiam levar a um choque bélico.
Embora não tenha confirmado oficialmente, acredita-se que Moon e Kim poderiam manter uma conversa telefônica nos próximos dias, antes da cúpula do dia 27.
Os dois líderes se reunirão neste dia na fronteira militarizada intercoreana, para discutir a possível desnuclearização do regime de Pyongyang, sendo a primeira cúpula entre líderes dos dois países em 11 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.