Topo

Trump e Moon reiteram que paz com Coreia do Norte depende de desnuclearização

Korea Summit Press Pool /AFP
Imagem: Korea Summit Press Pool /AFP

Em Washington

28/04/2018 20h37

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in, reiteraram neste sábado (28) que só haverá paz com a Coreia do Norte se seu líder, Kim Jong-un, se comprometer com uma desnuclearização "completa, verificável e irreversível".

Trump conversou por telefone com Moon e com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, sobre os resultados da cúpula entre os líderes das duas Coreias, que concordaram em abrir um caminho para a paz e selaram um acordo para a desnuclearização da península coreana.

Segundo a Casa Branca, durante a conversa por telefone Trump agradeceu a Moon pela "estreita coordenação" entre Seul e Washington no período prévio à cúpula e se comprometeu a permanecer "em estreito contato" durante as próximas semanas.

Além disso, Trump e Moon enfatizaram que "um futuro pacífico e próspero para a Coreia do Norte depende da sua desnuclearização completa, verificável e irreversível", diz a nota da Casa Branca.

Já na manhã deste sábado, o presidente americano anunciou no Twitter que tinha tido uma "longa e muito boa" conversa com o presidente sul-coreano e que, além disso, tinha informado o primeiro-ministro japonês sobre as "negociações em curso".

Em sua ligação com Abe, Trump também reafirmou seu compromisso de conseguir uma desnuclearização "permanente" e "verificável" com a Coreia do Norte e ambos reiteraram a necessidade de Pyongyang interromper seus programas de proliferação nuclear e de lançamento de mísseis balísticos.

Trump também se comprometeu com Abe a pedir à Coreia do Norte a "imediata" libertação dos cidadãos japoneses que foram sequestrados por Pyongyang nas décadas de 70 e 80.

O presidente americano deve se reunir no final de maio ou no início de junho com Kim, na primeira cúpula na história dos EUA e a Coreia do Norte.