EUA se arrependerão "muito em breve" se saírem do acordo nuclear, diz Rohani
O presidente do Irã, Hassan Rohani, advertiu neste domingo aos Estados Unidos que se arrependerão "muito em breve" se saírem do acordo nuclear, assinado em 2015 entre Irã e seis grandes potências, ao mesmo tempo que reiterou sua negativa de negociar um novo pacto.
"Temos planos para cada decisão de (o presidente americano, Donald) Trump. Se os EUA se retirarem do JCPOA (sigla em inglês do acordo nuclear) muito em breve terá um arrependimento histórico", afirmou Rohani em discurso, publicado no site oficial da Presidência.
Leia também:
- Israel decide parar "agressão iraniana" mesmo se "envolver confronto"
- Abordagens de Trump com Irã e Coreia do Norte dão a entender que promessas dos EUA são vazias
- Netanyahu diz que Israel tem 'provas conclusivas' de um programa nuclear iraniano secreto
- Opinião: Parlamentares europeus fazem apelo para que EUA mantenham pacto com Irã
O líder iraniano ressaltou que seu país não negociará suas "armas defensivas com ninguém e continuará combatendo o terrorismo em qualquer parte da região".
Produziremos e armazenaremos mísseis e armas em qualquer medida que for necessário, a ninguém importa a decisão que o povo do Irã tomar (a respeito deste tema)."
O líder denunciou que os EUA realizaram durante os últimos quatro anos "algumas sabotagens" contra o Irã, mas nunca teve sucesso e desta vez "novamente cometerá um erro".
"Trump diz continuamente que o JCPOA é a favor do Irã e em detrimento dos Estados Unidos, e que o Irã os enganou, mas isso não é assim, nós não enganamos ninguém", assegurou Rohani.
O governante iraniano indicou que, "apesar de os americanos não terem cumprido com o seu compromisso em todos os períodos, o Irã tem se mantido fiel às suas obrigações".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.