"Fechamento do centro nuclear do Norte criará confiança com EUA", diz Seul

Em Seul

  • AFP

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-un

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-un

A Coreia do Sul deu neste domingo (13) as boas-vindas ao plano de desmantelamento do centro de teste nuclear que a Coreia do Norte possui no norte do seu território e disse que o gesto servirá para gerar confiança entre os Estados Unidos e o regime antes da sua cúpula.

Pyongyang desmantelará publicamente as instalações entre 23 e 25 de maio, três semanas antes da cúpula com Washington, o que ajudará a "fortalecer a confiança" entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente americano, Donald Trump, declarou hoje o porta-voz do escritório presidencial sul-coreano, Kim Eui-kyeom.

O governo sul-coreano recebeu o anúncio da Chancelaria do Norte, que no sábado detalhou o procedimento que se seguirá para fechar o centro, como uma expressão da determinação do Norte de cumprir suas promessas "não com palavras, mas com ações", segundo as declarações coletadas pela agência de notícias "Yonhap".

O próprio Trump agradeceu este gesto "muito inteligente e gentil" do país asiático através do seu perfil na rede social Twitter.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos