Topo

Após acordo, EUA decidem suspender sanções contra a ZTE

25/05/2018 16h57

Washington, 25 mai (EFE).- O governo dos Estados Unidos firmou um acordo com a ZTE, uma das gigantes chinesas do setor de telecomunicações, e permitirá que a empresa volte a operar no país.

Em abril, o Departamento de Comércio dos EUA proibiu as empresas americanas de comprar peças da ZTE, uma medida que será suspensa agora após o acordo.

A ZTE concordou em pagar uma multa milionária e a aceitar a presença de inspetores americanos para que a empresa não volte a violar um pacto assinado em 2017, segundo o jornal "The New York Times", que cita fontes com conhecimento das negociações.

A ZTE aceitou pagar no último dia 7 de março uma multa de US$ 1,19 bilhão ao governo americano por violar a proibição de exportar produtos ao Irã e se comprometeu, além disso, a punir os diretores que tinham decidido realizar essas operações comerciais.

No entanto, no mês passado, a Casa Branca acusou a ZTE de não tomar medidas disciplinares contra os funcionários e tentar ocultar o fato. Como consequência, o Departamento de Comércio dos EUA decidiu proibir as empresas do país de comprar componentes da gigante chinesa por sete anos.

A situação se tornou um importante empecilho nas negociações comerciais entre EUA e China, o que levou o próprio presidente americano, Donald Trump, a pedir a revisão da sanção.

A decisão do presidente foi vista como uma concessão de Trump à China por parte de alguns setores de Washington.

O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, usou o lema da campanha de Trump para criticar a suspensão das sanções.

"Trump está ajudando a China a ser grande de novo", disse.

O senador republicano Marco Rubio também criticou o presidente e afirmou que o este é um "grande acordo... para a ZTE e a China".