Após ocupar metade do território, EI controla atualmente apenas 3% da Síria
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) controla atualmente 3% do território sírio, após ter perdido grande parte das áreas que chegou a controlar, mais da metade da superfície do país árabe, informou neste domingo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.
A ONG afirmou que os jihadistas seguem se fazendo presentes nas províncias de Daraa (sul), Al Hasakah (nordeste) e Deir Zor (leste), depois que o grupo radical perdeu o controle de outras sete províncias desde 2017.
Os radicais perderam, portanto, 94,5% das áreas que dominavam no início do ano passado, segundo o Observatório.
A fonte detalhou que os terroristas controlam neste momento uma superfície de 5.600 quilômetros quadrados, enquanto o grupo radical Exército de Khaled bin Walid, vinculado ao EI, tem em seu poder cerca de 275 quilômetros do território da Síria.
O EI chegou a ter sob seu poder amplas áreas da Síria e também do vizinho Iraque, e, em junho de 2014, proclamou um "califado" nos territórios que tinha conquistado até esse momento.
Em dezembro deste ano, o governo iraquiano proclamou a derrota do grupo jihadista após tê-lo expulsado das últimas partes do país que controlava na fronteira com a Síria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.