Topo

De la Calle mostra satisfação por votar em paz pela primeira vez em 50 anos

27/05/2018 14h29

Bogotá, 27 mai (EFE).- O candidato presidencial colombiano Humberto de la Calle, do Partido Liberal, votou neste domingo nas eleições à chefia do Estado satisfeito por ser a primeira vez, em 50 anos, que consegue votar em paz graças ao acordo com as Farc.

"É a primeira vez em 50 anos que votamos em paz, não há uma só mesa fechada. Hoje realmente temos que celebrar, não só o exercício democrático, mas as possibilidades realmente de continuar trabalhando por uma paz firme", afirmou o candidato liberal aos jornalistas após votar em Bogotá.

De la Calle, que foi chefe da equipe negociadora do Governo nos diálogos de paz com as Farc e a quem as pesquisas dão uma baixa intenções de voto, pediu aos cidadãos que participem das eleições em um país tradicionalmente abstencionista.

Mais de 36,2 milhões foram chamados a votar em um eleição na qual o favorito nas pesquisas é o candidato uribista Iván Duque, seguido pelo esquerdista Gustavo Petro, do movimento Colômbia Humana.

Também aspiram à Presidência o ex-prefeito de Medellín Sergio Fajardo, da Coalizão Colômbia de centro-esquerda, assim como o ex-vice-presidente de centro-direita Germán Vargas Lleras, do movimento Melhor Vargas Lleras.