Topo

Horacio Cartes renuncia como presidente do Paraguai para assumir como senador

28/05/2018 12h24

Assunção, 28 mai (EFE).- Horacio Cartes apresentou nesta segunda-feira sua renúncia como presidente do Paraguai para assumir o cargo de senador em 1º de julho, após ganhar uma cadeira nas eleições de 22 de abril, e não cair em duplicidade de funções.

A renúncia de Cartes deve agora ser aprovada ou rejeitada em sessão extraordinária das duas Câmaras do Congresso

"Apresento minha renúncia ao cargo de Presidente da República do Paraguai. Para continuar servindo o país no Senado da Nação, cumprindo com a vontade popular depositada nas urnas. Deus abençoe o Paraguai", publicou Cartes no Twitter.

Ao ser aprovada a entrada do cargo, a Presidência será ocupada por Alicia Pucheta, de 68 anos, que se tornaria a primeira mulher a ocupar a chefia do Poder Executivo no país-sul-americano.

A vice, no entanto, só ficaria no cargo até o dia 15 de agosto, quando está prevista a posse de Mario Abdo Benítez, vencedor das eleições realizadas em abril deste ano.

Cartes endereçou a renúncia ao presidente do Congresso, Fernando Lugo, dizendo que está "cumprindo a decisão democrática do povo, expressa nas urnas", em referência ao pleito que o elegeu senador, para o período de 2018 a 2023.

"Trabalhamos ao longo destes quase cinco anos com total dedicação para conseguir o desenvolvimento da nossa grande nação e confirmo meu propósito de seguir servindo ao nosso país e a nossa gente, com dignidade e patriotismo desde o Poder Legislativo na Nação", diz o texto.

Imediatamente, diversos parlamentares do Partido Colorado, que Cartes integra, apresentaram a Lugo pedido para que a renúncia seja discutida no Congresso já nesta quarta-feira.

O partido do ex-presidente e agora chefe do Legislativo, a Frente Guasu, já anunciou que fará oposição a entrega do cargo.