Topo

Josep Borrell será ministro de Exteriores do novo governo da Espanha

04/06/2018 15h49

Madri, 4 jun (EFE).- O ex-presidente do Parlamento Europeu e ex-ministro de Obras Públicas espanhol, Josep Borrell, será o ministro das Relações Exteriores no novo governo da Espanha presidido por Pedro Sánchez, confirmaram à Agência Efe fontes socialistas.

O político catalão, nascido em 1947 em La Pobla de Segur (Lérida), é engenheiro aeronáutico com doutorado em Ciências Econômicas, e teve um grande protagonismo durante as manifestações realizadas em Barcelona contra o processo independentista e a favor da unidade territorial da Espanha.

O novo chefe do Executivo espanhol informará sua equipe de governo na próxima quarta-feira, embora há dias os nomes de vários dos seus colaboradores mais próximos apareçam como candidatos a ocupar os postos mais importantes.

No seu governo, que estará formado exclusivamente por membros do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e será paritário, Sánchez recuperará o ministério de Igualdade, criará um Alto Comissariado para a Pobreza Infantil e manterá a intervenção das contas públicas da Catalunha, apesar de um novo governo catalão ter recuperado a gestão regional no sábado passado.