Topo

May explicará hoje em vários atos parlamentares sua estratégia do "brexit"

18/07/2018 06h06

Londres, 18 jul (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, enfrenta nesta quarta-feira mais um dia marcado pelo "brexit", com vários atos no Parlamento onde será questionada sobre seu plano para a saída do país da União Europeia (UE).

Após conseguir nos últimos dois dias tramitar duas leis importantes, a líder conservadora responderá hoje às 12h (horário local, 8h de Brasília) ao líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, e a outros deputados na sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro na Câmara dos Comuns.

Já às 15h (horário local, 11h de Brasília) será questionada pelos presidentes das principais comissões parlamentares, e após estará com seu próprio grupo parlamentar conservador, cujo apoio é necessário para poder impulsionar seu projeto do "brexit".

A reunião com o chamado comitê 1922 de deputados "tories" acontece entre rumores de que há cada vez mais partidários de forçar as eleições internas que potencialmente a tirem do cargo, para as quais é necessária a assinatura de pelo menos 15% do bloco conservador, atualmente com 48 parlamentares.

May defenderá nestes compromissos seu plano para uma futura relação bilateral com a UE, recolhido no Livro Branco que já está sendo analisado em Bruxelas.