Topo

Pablo Casado é eleito presidente do Partido Popular da Espanha

21/07/2018 11h02

Madri, 21 jul (EFE).- Pablo Casado foi eleito neste sábado presidente do Partido Popular (PP, centro-direita) com o apoio do 57% dos presentes que participaram do congresso extraordinário desta formação política.

Casado (1981), atual responsável de Comunicação do PP, derrotou a ex-vice-presidente do Governo Soraya Sáenz de Santamaría, segundo o resultado oficial da votação.

Concretamente, Casado conseguiu 1.701 votos, frente aos 1.250 de seu oponente.

O novo líder da centro-direita espanhola sucede Mariano Rajoy, que decidiu deixar a presidência do PP e a política após ser destituído do Governo em 1 de junho, quando perdeu uma moção de censura parlamentar do socialista Pedro Sánchez.

Entre outros desafios, Casado terá que manter o partido unido, renová-lo e regenerá-lo para ganhar as próximas eleições gerais - previstas para 2020 -, sair da oposição e voltar a governar a Espanha.

Antes terá que enfrentar as eleições regionais e municipais de 2019, que servirão para comprovar se a nova direção do PP endireita o rumo eleitoral do partido, que perdeu três milhões de votos nos últimos anos.

Após ser proclamado presidente, Casado se comprometeu com a integração do partido, a unidade da Espanha e a "regeneração política a sério".