Topo

Irã produz mísseis balísticos terra-mar com 700 quilômetros de alcance

16/10/2018 10h10

Teerã, 16 out (EFE).- O Irã estendeu o alcance dos seus mísseis balísticos terra-mar para 700 quilômetros, informou nesta terça-feira o comandante da divisão aeroespacial dos Guardiões da Revolução, Amirali Hayizadeh.

"Conseguimos fabricar mísseis balísticos terra-mar que nos permitem apontar para navios de guerra a 700 quilômetros de distância", disse Hayizadeh à emissora estatal "PressTV".

As melhorias foram realizadas seguindo as instruções do líder supremo do Irã, Ali Khamenei.

Os programas de mísseis balísticos iranianos foram uma das razões que levaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a retirar seu país em maio do acordo nuclear multilateral de 2015 e voltar a impor sanções a Teerã.

As autoridades iranianas reiteraram em várias ocasiões que seus mísseis têm caráter defensivo e dissuasório, e se negam a negociar sobre este delicado assunto.

Ainda assim, afirmam que o Irã continuará aumentando seu "poder defensivo", inclusive seus programas de mísseis balísticos, apesar da pressão dos EUA.

No dia 22 de setembro, durante um desfile militar em Teerã, o presidente iraniano, Hassan Rohani, disse que o Irã "não só não deixará as suas armas defensivas e seus mísseis, como também aumentará o seu poder defensivo a cada dia".