Topo

Pesquisa aponta que 51% dos britânicos votariam hoje contra o "Brexit"

17/10/2018 16h01

Bruxelas, 17 out (EFE).- Uma pesquisa da Comissão Europeia (CE) divulgada nesta quarta-feira apontou que 51% dos cidadãos britânicos votariam hoje a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) em um hipotético novo referendo sobre o "Brexit".

Entre todos os países onde a pesquisa foi realizada, somente República Tcheca (47%) e Itália (44%) não registraram um apoio majoritário à permanência na UE, mas somente 24% dos seus cidadãos votaria a favor da saída do bloco.

Perguntados sobre o quão positiva é a filiação de seu país à UE, a média dos Estados membros foi considerada satisfatória (62%), embora em países como Romênia, Áustria, Reino Unido, Grécia, Croácia, Itália e República Checa a percepção positiva não seja majoritária.

A Itália é o único membro que considera que não se beneficiou com sua filiação ao bloco, e apenas 43% dos entrevistados avaliaram a experiência comunitária como benéfica para o país.

Sobre o grau de satisfação com a democracia no seio da UE, 60% dos indagados estão satisfeitos com os padrões democráticos do bloco, exceto Grécia (64%), Espanha (54%) e Itália (52%).

Para a pesquisa foram realizadas 24.474 entrevistas com maiores de 15 anos nos 28 países da UE entre 8 e 26 de setembro.