Topo

Maduro pede que Bolsonaro retome "relações diplomáticas de respeito"

28/10/2018 23h58

Caracas, 28 out (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu neste domingo ao presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, para que retome as "relações diplomáticas de respeito" entre os dois países, após tomar conhecimento da vitória do militar da reserva no segundo turno das eleições.

"O Governo Bolivariano aproveita a ocasião para exortar ao novo presidente eleito do Brasil para retomar, como países vizinhos, o caminho das relações diplomáticas de respeito, harmonia, progresso e integração regional, pelo bem-estar de nossos povos", escreveu Maduro em comunicado divulgado no Twitter pelo chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza.

Na nota, Maduro parabeniza "o povo" do Brasil "por ocasião da realização cívica" do segundo turno do pleito presidencial. O governante também lembrou que seu governo "ratifica o compromisso de continuar trabalhando" com os brasileiros "na luta por um mundo mais justo, multicêntrico e pluripolar, no qual prevaleça a livre autodeterminação dos povos e a não ingerência nos assuntos internos".

Jair Bolsonaro (PSL) ganhou as eleições presidenciais realizadas neste domingo, superando Fernando Haddad (PT), e sucederá Michel Temer no cargo a partir de 1º de janeiro de 2019 para um mandato de quatro anos.